Santos quer quebrar um jejum incômodo no Paulistão
Neste sábado (14), o Santos dá o pontapé inicial no Campeonato Paulista diante do Mirassol, às 20h30, na Vila Belmiro. O duelo estava originalmente marcado para às 18h30, mas o clube decidiu fazer uma homenagem ao Rei Pelé, falecido no último dia 29.
Com a novidade no banco de reservas, o Santos anunciou Odair Hellmann como novo técnico do clube, e tentará conquistar um título que não vem à Vila Belmiro há sete anos, ou seja, desde 2016. Por sinal, o Peixe é o clube, dentre os quatro grandes, que não conquista o Paulistão há mais tempo.
Isto porque o Corinthians venceu o torneio em 2017, 2018 e 2019, seguido do Palmeiras em 2020 e 2022, e o São Paulo em 2021.
Em comparação com as demais equipes que disputam o estadual mais rico do país, a tradicional Portuguesa, de volta à primeira divisão, é o time já campeão que não dá a volta olímpica há mais tempo. No caso, a Lusa levantou o troféu em 1973.
Último título paulista do Santos
A última conquista do clube foi em 2016, diante do Audax, treinado por Fernando Diniz, ex-técnico do Peixe.
Na partida de ida, fora de casa, a partida terminou empatada em 1 a 1, com gols de Mike para a equipe de Osasco e Ronaldo Mendes para a da Baixada Santista.
Entretanto, apesar do Audax ter dado pesadelos aos outros três grandes de São Paulo, o Santos não se intimidou. Se adaptando ao adversário e apostando nos contra-ataques, o Peixe venceu a partida por 1 a 0 com um golaço de Ricardo Oliveira, e garantiu o 22° título estadual da equipe.
Escalação do Santos na final: Vanderlei; Vitor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia, Renato, Lucas Lima e Vitor Bueno; Ricardo Oliveira e Gabigol.